A avaliação DISC é uma das mais conhecidas, aceites e versáteis ferramentas de avaliação de perfil comportamental do mundo. Utilizada por mais de 55 milhões de pessoas em todo mundo, o teste avalia as preferências comportamentais do indivíduo num determinado contexto.
DISC é o acrónimo de 4 dimensões do comportamento humano (Dominância, influência, Serenidade e Conformidade) que são encontradas em diferentes graus em cada pessoa. Geralmente o indivíduo tem uma ou duas dimensões que se destacam das outras, numa determinada proporção, que se designa por perfil DISC.
O Perfil DISC permite determinar o estilo de resposta (perfil comportamental) da pessoa, de acordo com as circunstâncias, podendo ser utilizada tanto em termos pessoais/familiares, como nas organizações.
PESSOAL E FAMILIAR
- Auto-conhecimento
- Desenvolvimento pessoal
- Comunicação
- Aconselhamento pessoal e familiar
- Terapia
- Trabalho com crianças e jovens
- Integração social
ORGANIZAÇÕES
- Desenvolvimento profissional
- Recrutamento
- Formação e treino
- Team building
- Melhoria da comunicação interpessoal
- Resolução de conflitos
- Gestão de carreira
- Coaching
- Mentoring
- Treino em vendas e apoio ao cliente
QUEM DESENVOLVEU A TEORIA DISC
A Teoria DISC foi desenvolvida, em 1920, pelo Psicólogo Dr. William Moulton Marston na Universidade de Harvard enquanto investigava para o seu livro, “The emotions of normal people”. No início dos anos 40, o psicólogo Walter Clarke, baseando-se na teoria de Marston, desenvolveu o modelo de avaliação DISC, que tem vindo a ser melhorado através da incorporação dos avanços científicos e da adoção de terminologia contemporânea.